terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escolas do campo em estado precário em Itambé

A Secretaria Municipal de Educação realizou durante todo o mês de janeiro um levantamento para identificar a situação física e pedagógica das unidades de ensino do município, deixadas pela ex-gestão. Inúmeras irregularidades foram constatadas, principalmente nas escolas localizadas nas regiões rurais. As falhas vão desde a falta de infraestrutura adequada para a realização do processo ensino-aprendizagem até a ausência de serviços de água e energia.
A Coordenadora das Escolas do Campo, Lunalva Lima, foi quem visitou as unidades instaladas nas regiões rurais. Segundo ela, as péssimas condições das estruturas impedem o adequado funcionamento de alguns destes espaços. “Encontramos escolas sem reboco nas paredes, sem banheiros e com rachaduras expostas nos prédios”, conta.
A coordenadora elenca outros problemas encontrados, tais como a falta de água e energia em algumas unidades, impossibilitando a higienização pessoal e do ambiente. Situação que, segundo ela, acabou por dificultar também o uso de aparelhos e recursos tecnológicos durante as aulas e o bom andamento do ano letivo. “Verificamos que a rede de energia passava em frente a algumas escolas, mas não houve interesse da ex-gestão para a ligação. Toda essa realidade motivou os alunos a evadirem ou se transferirem para colégios na sede do município”.
Para resolver esta problemática, dando consequentemente mais conforto e segurança a comunidade estudantil, a Prefeitura Municipal de Itambé, por meio da Secretaria de Educação, vai reformar as unidades de ensino em que o estado é crítico. O secretário de Educação, o professor Jota Brandão, diz que a intenção do novo governo é oferecer uma melhor qualidade de ensino a alunos e professores das regiões rurais.
O prefeito Ivan Fernandes sustenta que, já nesses primeiros dias de mandato, tem se esforçado para melhorar as condições de vida da população rural. “Estamos realizando a recuperação das estradas vicinais, medida que vai facilitar a locomoção dos estudantes que residem no campo e estudam na zona urbana. E nos próximos dias, vamos promover a reforma das escolas rurais”, conclui.
Com informações da Assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Itambé.


0 comentários:

Postar um comentário