terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fundação José Silveira seria a salvação para Hospital Cristo Redentor?

Com a briga que se arrasta há anos entre Administração Municipal, representada pela Secretária de Saúde e Hospital Cristo Redentor a população de Itapetinga é a principal prejudicada.
O Hospital Cristo Redentor vem se arrastado para atender a população de Itapetinga e região, diretores da Entidade reclamam da falta de apoio da prefeitura municipal de Itapetinga e não cumprimento de acordos firmados, inclusive na presença do Representante do Ministério Público Estadual, um verdadeiro “jogo do empurra empurra”.
A “cura desta doença” que assola o Hospital Cristo Redentor não seria uma parceria com uma fundação reconhecida em todo Estado da Bahia e no Brasil como a Fundação José Silveira?
Essa ideia já chegou a ser cogitada pelo ex-diretor do HCR Dr. Reinaldo, mas teve resistência de outros médicos, que não adotaram a ideia de forma agradável, segundo alguns médicos com esta parceria poderia cessar alguns benefícios de médicos mais antigos.
O que mudaria com a Fundação José Silveira no Comando do Hospital Cristo Redentor?
Contratar pelo regime celetista, manter quadro de excelência no hospital, cumprimentos de plantões integralmente pelos médicos e outros profissionais, administração sem interferência política, e com atendimento através do SUS. Essas são algumas das vantagens apontadas pelos defensores da Fundação José Silveira.
O que é a Fundação José Silveira?
A Fundação José Silveira foi criada efetivamente em 1988, mas seu trabalho humanístico, social e de saúde já vem sendo feito desde 1937, com a criação do IBIT. A FJS é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de natureza científico-cultural que objetiva, através de seus empreendimentos, alcançar os melhores padrões de qualidade para servir à comunidade. É atualmente composta por oito unidades:
- IBIT – Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose
- Instituto Baiano de Reabilitação (IBR)
- Hospital Santo Amaro (HSA)
- Laboratório José Silveira (LJS)
- Gerência de Projetos de Saúde (GPS)
- Gerência de Segurança e Meio Ambiente (GSMA)
-Hospital São Judas (Jequié)
-Hospital Municipal de Poções
Na década de 80, diante da crise financeira e sob a perspectiva de ver as portas do IBIT fechadas, um grupo de empresários conscientes e solidários com a obra de Prof. Silveira criou a Fundação. O intuito era disponibilizar vários serviços médicos no âmbito privado, através do Hospital Santo Amaro (antigo Hospital do Tórax), do Laboratório José Silveira e da Gerência de Segurança e Meio Ambiente, cujos resultados passaram a dar apoio aos serviços de caráter especificamente filantrópicos da Instituição.
A Fundação José Silveira mantém como unidade-mãe o IBIT e emprega cerca de 3.000 colaboradores, voltada especificamente para a prestação de serviços na área de saúde. Além disso, a instituição mantém os princípios da filantropia, com direcionamento principal para o combate à tuberculose e atuação na atividade social.

*Por Diego Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário